Avatar

No ar

Kativa Nos Esportes Alcídio Mário
14/02/2020 às 11:33

Município destoa em MS e entra na reta final da colheita da soja

Fonte: André Bento / Dourados News
Dourados seguia com menos de 3% da área colhida até o dia 7 de fevereiro - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News
Dourados seguia com menos de 3% da área colhida até o dia 7 de fevereiro - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Atrasada por causa do retardo no plantio, a colheita da soja está na fase inicial para 99% dos municípios sul-mato-grossenses, com avanço das máquinas em no máximo 10% das áreas. Contudo, há um que destoa e já entrou na reta final. Alcinópolis colheu 95% do que cultivou até o início deste mês.

Essas informações constam no mais recente boletim Casa Rural da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), divulgado nesta sexta-feira (14) com dados apurados até 7 de fevereiro.

Com base em consultas aos sindicatos rurais e empresas de assistências técnicas dos municípios, bem como informações obtidas em campo, equipe do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) verificou aproximadamente 117.051 hectares colhidos.

Isso representa 3,7% dos 3,163 milhões de hectares plantados no Estado, percentual aproximadamente 29,30% menor do que o apurado na safra 2018/2019 até 7 de fevereiro do ano passado.

O atraso na colheita em comparação à safra anterior decorre do cultivo tardio, motivado pela falta de chuva no período em que a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) encerrou o vazio sanitário, em 16 de setembro.

Mesmo com o atraso no plantio, o setor mantém a projeção inicial de produção de 9,906 milhões de toneladas nesta safra, com produtividade de 52,19 sacas por hectare.

Conforme o boletim Casa Rural da Famasul, a região norte está com a colheita mais avançada, em média de 7,7%. Lá, embora Camapuã, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso sequer tenham começado a colher até 7 de fevereiro, Alcinópolis atingiu 95% da área colhida.

A região centro colheu 3,0%, puxada por Campo Grande e Nova Alvorada do Sul (ambos com 5%), além de Sidrolândia (3,7%.

Já na região sul, com menor média, 2,9%, Aral Moreira, Fátima do Sul e Vicentina lideram, com 10% cada. Douradina e Laguna Carapã chegaram a 3,7% e Dourados ainda seguia em 2,9%.

Comentários

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do site Rádio Kativa FM.

Sobre

  • A RÁDIO KATIVA FM é um veículo sério, nascido, pela responsabilidade e filosofia de trabalho de sua direção. Somos uma emissora de radiodifusão, dedicada única e exclusivamente ao entretenimento, à formação cultural,... veja mais

Menu

Contato

Dr Júlio Siqueira Maia, 1440, centro
Rio Brilhante, MS 67 3452-7335
67 99950-7335

Depoimentos

  • Ótima programação. Curto ficar ouvindo a rádio quando estou trabalhando.