Avatar

No ar

Café das 9 Olimar Gamarra
02/07/2020 às 07:13

Pandemia impactou em maior número de apreensões de ilícitos pelo DOF

Fonte: Gizele Almeida / Dourados News
Foto: Divulgação/ DOF
Foto: Divulgação/ DOF

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulgou apreensão recorde de drogas, no 1° semestre de 2020, com 109 toneladas e um dos fatores que impactou neste resultado foi o momento de enfrentamento a pandemia do coronavírus.

Conforme o órgão, a pandemia alterou alguns aspectos da fiscalização nos mais de 1,5 mil km de fronteira, área de atuação das equipes, com 53 municípios, com mais de 70 pontos de bloqueios e 12 municípios fronteiriços.

O fechamento da fronteira, está entre estes aspectos e contribuiu substancialmente para as fiscalizações nos 1.517 km, sendo 319 km de fronteira seca com a Bolívia e 434 km de fronteira seca com o Paraguai.  Para o órgão, o fechamento resultou em “possível represamento de cargas de entorpecentes”.

Os policiais atuaram também em apoio as barreiras sanitárias que visam prevenção e combate ao vírus. Nestes pontos também aconteceram apreensões. 

Outro ponto se dá pelo estabelecimento de medidas de isolamento social que provocou diminuição do fluxo de veículos e, consequentemente, permitiu uma melhor seleção das abordagens policiais em ações de patrulhamento ostensivo.

Entre os fatores que impactaram em bons resultados, o DOF aponta ainda o emprego estratégico da inteligência policial, maximizando os resultados e a participação na Operação Hórus, que ampliou a integração dos órgãos de segurança pública atuantes na fronteira.

Conforme mostrado pelo Dourados News, as apreensões de cigarros também contaram com aumento em relação ao mesmo período de 2019. Foram 674 mil pacotes de cigarros subtraídos dos esquemas criminosos. 

O prejuízo levado ao crime organizado, somente com a apreensão de cigarros resultou em R$ 34 milhões de reais.

Denúncias

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comentários

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do site Rádio Kativa FM.

Sobre

  • A RÁDIO KATIVA FM é um veículo sério, nascido, pela responsabilidade e filosofia de trabalho de sua direção. Somos uma emissora de radiodifusão, dedicada única e exclusivamente ao entretenimento, à formação cultural,... veja mais

Menu

Contato

Dr Júlio Siqueira Maia, 1440, centro
Rio Brilhante, MS 67 3452-7335
67 99950-7335

Depoimentos

  • Ótima programação. Curto ficar ouvindo a rádio quando estou trabalhando.